Bom saber, chef de cozinha, doces curiosodades

Como surgiu a profissão de Chef de cozinha?

A profissão de chef de cozinha, ou profissional de culinária, tem uma longa história que remonta a várias culturas ao longo dos séculos.

No entanto, o reconhecimento formal como uma profissão distinta ocorreu em resumo em quatro etapas ao longo do tempo.Vejamos:

1. Idade Média e Renascimento

Nos séculos passados, cozinheiros trabalhavam nas cozinhas das cortes reais e casas nobres, mas trabalhar na cozinha não era considerada uma profissão de prestígio. Com o Renascimento na Europa, houve um aumento no valor atribuído à culinária e uma maior distinção entre cozinheiros e serviçais.

2. Criação das escolas de culinária

No século 18, surgiram as primeiras escolas de culinária na França, como a Le Cordon Bleu, que começaram a fornecer treinamento formal para chefs.

3. Auguste Escoffier e a codificação da cozinha

No final do século 19 e início do século 20, Auguste Escoffier, um renomado chef francês, desempenhou um papel crucial na codificação das técnicas culinárias e na organização das cozinhas de restaurantes. Seu trabalho ajudou a estabelecer padrões e uma hierarquia na cozinha, solidificando a profissão do chef.

4.Reconhecimento global

O reconhecimento da profissão de chef se espalhou pelo mundo com o tempo, e muitos países começaram a desenvolver seus próprios sistemas de educação e certificação culinária. A criação de organizações como a “Michelin Guide” também elevou o prestígio da profissão.

Atualmente, ser um chef é considerado uma carreira respeitável e reconhecida internacionalmente, com diversas escolas de culinária, associações profissionais e programas de treinamento disponíveis para aspirantes a chefs.

Chef de cozinha

Deixe um comentário